Flagra: muito perigo em uma só calçada

Agora também estamos recebendo a colaboração de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, somando bastante ao nosso trabalho. Fico feliz em ver que a sementinha já foi plantada neles.
Este flagra foi registrado por Evandro de Medeiros na Av. Coremas, mais especificamente no Cruzamento da Av. Francisca Moura com a Av. Coremas, no Centro da cidade de João Pessoa/PB. Foto tirada em: 27/04/2015.

As fotos já falam por si, evidenciam uma calçada mal conservada que impede a circulação com segurança de pessoas com ou sem deficiência. Evandro relatou que, quando chove, essa parte de areia na calçada (de um escritório de Advocacia que fica em frente ao seu trabalho), fica empoçada e com muita lama.

Calçada descrita anteriormente. Um carro vermelho está estacionado sobre ela. A foto mostra o outro lado da calçada, com pedras soltas e faltando. Um carro prato está estacionado sobre ela.

Além disso, podemos perceber que o bueiro do esgoto tem uma abertura muito grande, sem grade ou grelha de proteção suficiente, podendo levar a acidentes perigosos (como já ocorreu em outros locais da cidade, vitimando tragicamente crianças e adultos).

Ademais, a guia rebaixada da calçada não está sinalizada, não apresenta abas laterais, e não garante a faixa livre no passeio, fora do espaço ocupado pelo rebaixamento, que deve ter (no mínimo) 0,80 m. A NBR 9050 diz que, onde a largura do passeio não for suficiente para acomodar o rebaixamento e a faixa livre, deve ser feito o rebaixamento total da largura da calçada, com largura mínima de 1,50 m e com rampas laterais com inclinação máxima de 8,33% (a inclinação não foi mensurada neste caso).

Foto aproximada da calçada descrita. Imagem da guia rebaixada na calçada.

Larissa Santos

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s