Acessibilidade no Box Cinemas Manaíra

O Box Cinemas Manaíra está localizado no Manaíra Shopping, na cidade de João Pessoa. Em funcionamento desde 2004, este cinema possui 8 salas, inclusive salas com tecnologia 3D.

Esta postagem irá apresentar todo o trajeto necessário para uma pessoa com deficiência se deslocar até a sala do cinema, a começar pelo estacionamento garagem do shopping.

A garagem possui várias vagas reservadas, algumas delas bem em frente a uma das entradas subterrâneas, onde uma foi escolhida por ser a mais próxima do elevador que leva até o cinema. Mesmo existindo espaço adicional de circulação devidamente sinalizado ao lado da vaga, uma das rotas se torna inacessível devido ao posicionamento de um cone (nas cores branco e laranja) e um extintor de incêndio, como pode ser visto na imagem abaixo.

A porta de entrada é automática, sua abertura é realizada por meio de um sensor de presença. Junto à porta existem dois capachos (azuis) que deveriam ser embutidos no nível do piso. Não há nenhuma sinalização tátil no piso alertando a presença de uma porta, isto dificulta a mobilidade e põe em risco as pessoas com deficiência visual. Além disso, a presença de dois tubos de inox em frente à porta também diminui a área livre, podendo ocasionar acidentes com estas pessoas.

A entrada dos elevadores é dada por meio de uma rampa, esta possui uma leve inclinação e corrimão em duas alturas, como sugerido pela NBR 9050, que trata de acessibilidade. Porém, não há patamar ou área de espera para uma pessoa em cadeira de rodas antes da porta, obrigando-a a subir a rampa diretamente para entrar no elevador, podendo sofrer acidentes até mesmo com a porta fechando.

Assim como na porta de entrada, também não há nenhum tipo de sinalização para pessoas com deficiência visual, neste caso, é necessária a instalação do piso tátil de alerta indicando a mudança de nível.

O shopping disponibiliza cadeira de rodas para pessoas com mobilidade reduzida ou que precisem de algum socorro, localizadas sempre nas entradas do estabelecimento.

Os botões do elevador possuem sinalização em braile internamente e externamente, e também alerta sonoro, indicando o nível atual no momento da parada e alertando o fechamento das portas.

A sinalização das atividades realizadas em cada um dos andares do shopping está descrita (em tinta) em um pequeno painel acima dos botões do elevador, porém, não tem nenhum tipo de descrição em braille. Também há três barras de apoio no elevador para auxiliar as pessoas com mobilidade reduzida durante seu deslocamento.

Da saída do elevador até a plataforma de elevação, que dá acesso a bilheteria do cinema, há adesivos no piso indicando o caminho acessível. No entanto, não há nenhum tipo de sinalização para pessoas com deficiência visual.

Este acesso também pode ser feito através de escada, a qual não dispõe de piso tátil de alerta, no início ou no término, nem corrimão em duas alturas. O corrimão também não possui indicação em braille nem sua extremidade arredondada, fixada ou justaposta à parede.

 

Tanto nas bilheterias, como na lanchonete do cinema, inexiste um balcão na altura adequada para atender cadeirantes ou pessoa de baixa estatura. A bilheteria ainda apresenta um guichê sinalizado como preferencial, porém este não é acessível.

O acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida às salas de cinema também é feito por meio de uma plataforma de elevação, localizada na lateral esquerda da escada de entrada. E, para finalmente entrar na sala do cinema, deve-se passar por duas portas extremamente pesadas, sem nenhum puxador horizontal suplementar para ajudar.

Ao entrar na sala, o único lugar disponível a cadeirantes é na primeira fila. Por que quase sempre os únicos lugares disponíveis a cadeirantes nas salas de cinema são estes? Em um teatro seria ótimo, mas primeira fila em sala de cinema é incômodo até mesmo de ler a legenda! 

Sabemos que o cinema não dispõe de recursos para audiodescrição (recurso comentando neste post anterior), tão importante para pessoas com deficiência visual que apreciam esta diversão. Como também os filmes brasileiros não possuem legenda, dificultando a vida dos surdos oralizados, por exemplo.

Em resumo podemos dizer que existe sim a possibilidade de acesso às salas do Box Cinemas Manaíra para pessoas com deficiência física, apesar de algumas barreiras que comentamos neste post. Estas barreiras podem ser facilmente amenizadas se os princípios do desenho universal ou até mesmo a NBR 9050 forem respeitados.

Júlio César Fernandes

Larissa Santos 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s