Paraíba sem Barreiras em matéria para o Jornal da Clube

No último dia 20, participamos do I Fórum de Acessibilidade de Mobilidade Urbana realizado pela FUNAD em João Pessoa. O debate enveredou por caminhos interessantes que devem ser levados em consideração pela prefeitura municipal e pelos órgãos responsáveis do governo do Estado. A maior parte do tempo foi dedicada em discutir a falta de acessibilidade nas calçadas da capital e este aspecto foi apresentado pelo “Jornal da Clube” que nos convidou para falar sobre a realidade de João Pessoa com relação à acessibilidade.
O repórter Rodrigo de Luna nos questionou sobre quais medidas são necessárias para construir uma cidade acessível. Veja a matéria:

Em uma breve caminhada no próprio entorno da FUNAD, já constatamos a dificuldade que uma pessoa com deficiência enfrenta em sua mobilidade urbana, pois, se na calçada da Fundação era possível transitar em cadeira de rodas, atravessar a rua já mostrava uma situação bem diferente. Infelizmente, muitas pessoas com deficiência não saem de casa por não poder circular sem correr risco de acidentes. Não deu para a matéria contemplar todo o assunto da acessibilidade (que é tão amplo), pois dispusemos de alguns segundos. Mas, para construir uma cidade acessível existem vários outros aspectos a observar, podemos citar alguns como:

  • Transporte público acessível (e isso inclui os pontos de ônibus bem localizados em vias acessíveis);
  • Acessibilidade na comunicação na prestação de serviços, dispondo de meios de comunicação acessíveis a pessoas com deficiência sensorial em locais como bancos, hotéis, shoppings, órgãos públicos e outros;
  • Escolas preparadas para incluir crianças e adultos com deficiência;
  • Programas de conscientização que sensibilize a população a respeitar as vagas reservadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, por exemplo;
  • Atividades de lazer que incluam estas pessoas e, principalmente, as calçadas que levam a todos estes lugares citados acima.

Agrademos à TV Clube pela oportunidade em falar sobre acessibilidade. Sabemos que a mídia tem grande papel na divulgação deste tema e precisamos cada vez mais de espaço para conscientizar e pedir pelo direito de todos.

O nome do blog foi citado diferente, seria “Paraíba sem Barreiras”, mas relevem. A matéria foi exibida nas duas edições do jornal exibido pela Band e também publicado no “O Norte Online”, aqui.

Até o próximo 😉

Anúncios

Uma resposta em “Paraíba sem Barreiras em matéria para o Jornal da Clube

  1. Muito boa a iniciativa da mídia para divulgar a acessibilidade! Se todas as emissoras investissem nisso como contrapartida social já seria de bom tamanho!
    Quero que visitem e analisem a questão da acessibilidade em outros locais da grande João Pessoa!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s