Panelaço: Acessibilidade para os Surdos Oralizados

Por que o panelaço? Porque os bancos brasileiros acham que acessibilidade é nos dizer: ligue para o 0800 de deficientes auditivos e de fala. Acontece que esse 0800 é uma enganação. Requer que a pessoa possua um telefone especial TDD que ninguém quase tem, porque se trata de uma ‘tecnologia’ totalmente obsoleta. Nos dias de hoje, chega a ser uma piada pedir que um surdo oralizado (que se comunica oralmente e não utiliza Língua de Sinais) tenha um TDD em casa.

Os bancos necessitam urgentemente de gerentes capacitados para lidar com clientes com deficiência auditiva. É muito fácil nos mandar ligar para o 0800. Mas e como fazemos? Pedimos para um parente ou amigo fingir que é a pessoa surda ao telefone? Isso é fraude, além de nunca dar certo. Pergunto: qual é a dificuldade em prestar 100% de atendimento por email? Ou SMS, quando necessário, como quando viajamos, por exemplo, e acontece algum problema inesperado?

O que seria ACESSIBILIDADE PARA SURDOS ORALIZADOS nos bancos brasileiros??
a) gerente capacitado para atender um surdo oralizado
b) atendimento por email
c) atendimento por SMS
d) cadastramento de 1 ou 2 pessoas de confiança, mediante documentação registrada em cartório, para que elas possam falar por nós no 0800 em casos de extrema emergência
e) cadastro da informação de que a pessoa titular da conta é surda oralizada nas informações da sua conta, para que ela não precise contar sua vida inteira de novo a cada troca de gerente
f) chat disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, no site dos bancos, com funcionário capacitado a resolver problemas para clientes cadastrados como surdos oralizados

O QUE TWITTAR:

#Acessibilidade p/ #SurdosOralizados em bancos: INEXISTENTE! http://bit.ly/qKfiH6(ajude a divulgar)

Prestar atenção em usar o # em Acessibilidade e Surdos Oralizados.

OBJETIVO:

Fazer que a hashtag acessibilidade e surdos oralizados figure nos Treendigs Topics do Twitter fazendo com que as pessoas cliquem por interesse e acabem de ficar sabendo da nossa dificuldade com os bancos.

QUANDO:

  • Data: 20/09/2011
  • A partir de 15:30
  • Vamos começar a mandar diretamente para as pessoas importantes, aí seria assim:

@fulanodetal #Acessibilidade p/ #SurdosOralizados em bancos: INEXISTENTE!http://bit.ly/qKfiH6 (ajude a divulgar)

Até a data do evento, vamos passando as contas das pessoas importantes para vocês seguirem e no dia do panelaço, mandarem para eles também. Que pessoas importantes seriam essas? Seriam pessoas que poderiam se interessar pela nossa causa como os políticos e jornalistas. Inclusive BANCOS!

Apesar do movimento ser promovido pelos surdos oralizados, essa acessibilidade favorece todo e qualquer deficiente auditivo.

“Uma andorinha só não faz verão…!”

Anúncios

3 respostas em “Panelaço: Acessibilidade para os Surdos Oralizados

  1. Pingback: Programação da Semana da Pessoa com Deficiência « Paraíba sem Barreiras

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s