Acessibilidade em: Eventos para idosos, cuidados na escolha do local

Nos dias 11 e 12 de agosto de 2011, no Centro de Eventos do Hotel Praiamar, ocorreu a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Natal-RN. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) em parceria com a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Contou com a participação de 200 pessoas, em sua maioria idosos.

O acesso principal se dava por meio de uma escada helicoidal, observou-se a existência de piso tátil de alerta e de corrimão em ambos os lados. No entanto, não se deve instalar piso tátil de alerta nos patamares de escadas ou rampas e o corrimão não possui acabamento recurvado fixado à parede, nem altura dupla (0,92 e 0,70 cm), além disso, não há sinalização visual na borda do piso e os espelhos dos degraus são vazados, o que pode provocar quedas.

Um entre três idosos sofrerá ao menos uma queda todos os anos. As quedas estão se tornando um problema de saúde pública, podendo levar o idoso ao início do declínio funcional, dependência, invalidez e até mesmo a morte (BENDER, 2009 apud SOCCOL; PINTO, 2010).

As cadeiras do auditório eram desconfortáveis, pois não tinham apoio para braço e a circulação era dificultada devido ao pequeno espaço existente entre elas. Esses problemas dificultam a mudança de postura, o que ocasionava dores de coluna no fim do dia.

O evento oferecia almoço para todos os participantes, no entanto, o trajeto até o restaurante do Hotel era complicado. O caminho iniciava com uma rampa bem extensa, revestida com granito, revestimento que passa insegurança e torna-se perigoso por não ser antiderrapante. Apesar da existência de corrimão, este não era contínuo em todo o percurso e o espaçamento entre os elementos do guarda-corpo (segunda imagem) é acima de 15 cm.

Continuando o percurso, outro desnível deveria ser enfrentado, desta vez havia a possibilidade de escolha entre escada e rampa, porém nenhuma das duas possui corrimão em ambos os lados. A rampa apresenta guia de balizamento em um dos lados, mas um jarro na circulação pode causar acidentes em uma pessoa desatenta ou cega.

Após atravessar um longo corredor, chegava um momento mais difícil para um idoso, enfrentar uma escada com mais de vinte degraus, com corrimão de um único lado e sem faixa contrastante no piso. Nesta escada presenciamos um idoso “pisar no falso”, talvez pela ausência de uma faixa contrastante na borda do piso, o que auxiliaria as pessoas com baixa visão.

No local há três banheiros, um masculino, um feminino e um unissex, sendo este último acessível. Tanto a área de manobra, como a de transferência (do banheiro acessível) estão de acordo com a exigida pela norma de acessibilidade (NBR 9050). O curioso desta imagem é o lixeiro de pedal ao lado da bacia, já imaginou a dificuldade em um cadeirante usar um lixeiro de pedal? Sem contar que os dois lixeiros estão interferindo na área de transferência.

Apesar da presidenta do Conselho Municipal do Idoso de Natal-RN exigir um auditório acessível para a realização do evento, a gerência do hotel falhou e disponibilizou um ambiente com sérios problemas de acessibilidade, e isso porque não descrevemos todos aqui.

Ao realizar um evento, devemos prestar atenção à população que irá participar dele, mais ainda, devemos melhorar o acesso físico de todos os ambientes de uso público independente de quem irá utilizá-lo. É preciso enxergar o idoso como parte ativa e com fundamental importância para a nossa sociedade, eles precisam apenas de mais respeito, cuidado e de melhores acessos.

Até o próximo 😉

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s